quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Palestra com os pais

A família e a construção de valores










No dia 09.10.10 foi realizada uma palestra com toda comunidade escolar e pais tendo como palestrantes duas conselheiras do Conselho Tutelar: Anny Pereira e Maria Rosa Rodrigues. Após o momento de acolhida com a música e clip do Padre Zezinho: Oração pela família foi feita uma reflexão pela diretora Eliane Azevedo Dias 
Neres sobre os valores expressos na letra da música e a situação em que muitas famílias se encontram.

A seguir as conselheiras se apresentaram e falaram do papel do Conselho Tutelar na cidade e que trabalham visando à proteção da criança e do adolescente de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Foi feita uma boa explanação sobre a família, o papel que a mesma representa para a sociedade que muitas vezes tem passado despercebido, pois muitos valores já não existem mais como: o caráter, o respeito, a amizade, o carinho, entre outros. Chamou à atenção dos pais para resgatar os valores perdidos, construindo assim laços para uma família equilibrada e sadia diante de uma sociedade conturbada.

Dando seqüência, a coordenadora Geane Moreira P. Oliveira fez uma ótima explanação sobre o Projeto Político Pedagógico, exemplificando e comparando com nossa casa. Que sempre temos a necessidade de fazer alguma reforma, de mudar alguma coisa que não estar dando certo como a cozinha, o banheiro... Assim também é o PPP da escola, o mesmo precisa ser revisto sempre, analisando o que precisa ser reformulado de acordo com dados atuais da escola, estabelecendo - se o que se tem e o que se pretende alcançar.
Os pais interagiram bastante de acordo com as propostas e foram opinando e sugerindo algumas ações como:

Ø Aumentar o número de parceiros da escola (amigos) estabelecendo uma parceria entre escola e sociedade;
Ø Desenvolver um projeto para aulas de reforço, em horário oposto para os alunos que apresentam dificuldades;
Ø Trabalhar com uma maior diversidade de textos, aproveitando o que existe no acervo bibliográfico da escola ou mesmo literatura infantil trazida de casa para aguçar o gosto pela leitura;
Ø Desenvolver um trabalho diversificado com peças, coreografias, músicas, dança, artes, pintura, entre outros;
Ø Conquistar alguns voluntários para auxiliar as crianças no esporte como futebol (pais, estudantes da UNEB de Educação Física).

Dando término a essa reunião foram feitos os agradecimentos e a seguir foi servido um lanche onde todos puderam interagir e observar os trabalhos produzidos por seus filhos na semana da criança expostos no pátio da escola como cartazes, murais e acrósticos, propiciando assim uma interação entre os pais e os professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário