terça-feira, 7 de setembro de 2010

A ESCOLA HOJE

  O Grupo Escolar Joaquim da Silva Martins é um escola de pequeno porte e atualmente atende 237 alunos das séries iniciais do ensino fundamental e tem  nota 4.7 na classificação do IDEP. Além do ensino fundamental regular temos no noturno uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

   Os profissionais da unidade de ensino são pessoas capacitadas, comprometidas e tem buscado formas de oferecer uma educação de qualidade que possa transformar a vida da maioria de seus educandos, pois os mesmos são oriundos de famílias de baixa renda, com muitos pais analfabetos. Para muitos dos educandos atendidos, a escola é o único espaço para leitura, lazer, socialização e construção de conhecimento.

   Isso implica numa responsabilidade maior dessa instituição e tal implicação faz com que a escola esteja sempre visando a construção de parcerias com profissionais e instituições que apoem as ações educativas da mesma, possibilitando o fortalecimento e o compromisso com cada criança e adolescente dessa escola.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Caracterização da escola

  Esta unidade de ensino deu início a seus trabalhos em março de 1991, tendo como primeiro diretor o professor da rede municipal Edison Carvalho Cardoso, que ficou no cargo até maio de 1993. A escola na época tinha o nome de Grupo Escolar Dr. Gercino Coelho e os primeiros regentes foram 06 professores contratados pelo concurso público estadual - Docentes  N-1 e 04 da rede municipal.
  
  Em 16 de junho de 1992, o prefeito municipal Aleci da Silva Prado comunicou através de oficio que o nome " Grupo Escolar Dr. Gercino Coelho" foi pelo fato de existir um projeto de construção do prédio em convênio com o estado com o referido nome. Como este convênio não foi confirmado, o município achou por bem juntamente com a comunidade e aprovação da Câmara Municipal transferir o nome da escola para Grupo Escolar Joaquim da Silva Martins em homenagem a um dos patriarcas da nossa cidade, que muito contribuiu para a construção da história do município. Embora a escola pertença a rede estadual, o prédio foi construído e cedido pela Prefeitura Municipal e mesma mantém nesta unidade escolar três funcionários: uma merendeira, um porteiro e uma secretária.

  Em 04 de maio de 1993, tomou posse como diretora dessa unidade, a professora do quadro Eliane Azevedo Dias Neres que atua até o momento. É relevante ressaltar que por se tratar do 2º ano, 1ª a 4ª série do ensino fundamental não passamos por eleições diretas e a mesma tende a ser municipalizada, embora não houve ainda nenhum acordo entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação do Estado.



Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
Grupo Escolar Joaquim da Silva Martins
Endereço
Praça Joaquim da Silva Martins
Telefones
(77) 3661 2414
E-mail
ejoaquimmartins@yahoo.com
Home-page

Cadastro no MEC/Inep
29243904
Autorização de funcionamento
19/12/1996
Classificação IDEB
4.7
Modalidades de ensino
2º ano, 2ª a 4ª série do ensino fundamental, e EJA I
Quantitativo de alunos
237


Nossa equipe:

Diretora: Eliane Azevedo Dias Neres

Vice-diretora: Eldimar Rodrigues Rocha

Secretárias: Maria da Glória Oliveira Batista
                     Mara Júlia Neres Moreira

Coordenadora: Geane Moreira Pimentel Oliveira

Professores: Ana Maria Gomes Pereira
                      Lindalci de Souza Pimentel
                      Luzimária Reis Melo Barros
                      Joelma dos Reis Guimarães Santos
                      Terezinha Lima Teixeira
                      Neuza Aparecida Martins Neves Santos
                      Rosy Marth Carvalho Marques
                      Nisdete da Silva Cruz

Porteiros: Sideni Moreira Pinto
                 Claudionor Fernandes Patêz

Merendeiras: Sueli Fernandes de Souza Norte
                        Elci Batista da Silva

Auxiliar de limpeza: Ana Cristina
                                  Leonice Prado

Estagiárias do IEL: (Instituto Evaldo Lodi)
                - Celita Cristiane de Castro Brito
                - Elís Rejany Rodrigues Bomfim
                - Sidelba de Oliveira Silva



                                        Momento do AC-Direção, professores e funcionários
                                            

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA 
  A escola Estadual Joaquim da Silva Martins possui 6 salas de aula , todas ventiladas  e equipadas com monitores educacionais,  1 secretaria, 1 diretoria informatizada, 1 mini biblioteca, 1 cantina com depósito (ambos pequenos), 1 almoxarifado, 6 banheiros (sendo que 1 está sendo adaptado para crianças especiais), 1 sala dos professores e 1 sala que está sendo adaptada para  o laboratório de informática. Existe um pátio interno usado para reuniões com a comunidade escolar, 1 quintal estucado bastante arborizado e outro pátio estucado que liga um pavilhão ao outro. 



          perfil dos estudantes



A maioria da clientela desta unidade escolar vem de bairros próximos e carentes, como também da zona rural, assim é percebível que os padrões econômicos e estrutura familiar são variáveis, sendo que se diferem ao observarmos os anseios, a religião,  os tipos lazer,  os esportes praticados e  a disciplina do alunado em relação aos alunos de classe média.

O contexto sociocultural pesa muito no quesito ensino-aprendizagem, pois devido a desestrutura familiar o acompanhamento do educando é dificultado, ficando assim sem um retorno ou  uma comunicação que permita uma intervenção individual.

Ainda fazendo parte da clientela institucional, está a turma da EJA, composta por alunos jovens e adultos, trabalhadores, pessoas que não tiverem oportunidades quando crianças de estudarem e seguir quem sabe seu sonho de um dia obter um futuro melhor. Assim vemos nesta pequena turma de jovens e adultos o interesse e motivação que as crianças do turno matutino e vespertino não possuem, talvez por acreditar que há muito tempo pela frente para estudar, o contrário da EJA que movidos pela esperança de realizar seu sonho de crianças, agarram esta oportunidade com todas as suas forças.

  


Perfil da comunidade de entorno


A sociedade deste pequeno município é aglomerada por aposentados, funcionários públicos e trabalhadores rurais. De uma forma geral estes possuem hoje um padrão de moradia estável, tendo a disposição: atendimento a saúde, acesso a educação, ao transporte, saneamento básico, segurança e outros.

 O comércio da comunidade local, de certa maneira ainda é um pouco restrito, devido a cidade possuir uma população pequena, porem é bastante organizado em supermercados e mercearias que atende a região. Em comparação aos anos anteriores temos acompanhado uma contaste evolução no comércio e em seus produtos, assim também nas formas de vivências e oportunidades da comunidade local.